Um imóvel acolhedor aos moradores e confortável para receber os amigos foi o desejo dos novos proprietários de uma cobertura duplex com layout convencional.
A convivência, portanto, foi o ponto central do projeto, que considerou um novo layout, definido a partir da integração entre os espaços internos, da conexão com a área externa, do melhor aproveitamento da iluminação natural e da revelação das características estruturais do edifício.
A retirada dos revestimentos e o tratamento das estruturas deixaram laje, pilares e vigas aparentes. O piso original foi preservado, sendo que no térreo, o piso de madeira foi complementado e na área externa do piso superior, o revestimento foi sobreposto com placas de material reciclado, que também formaram o novo deck e o guarda-corpo. Materiais básicos aliados aos elementos originais também resultaram na escolha do cimento queimado e das divisórias de argamassa armada.
A marcenaria é o principal elemento de conexão dos ambientes no térreo. Um único armário é o elemento longitudinal que atende às necessidades da sala, cozinha, lavanderia e despensa.
Maior iluminação natural e contato entre as áreas interna e externa foram possíveis com a criação e ampliação das aberturas existentes.
DADOS TÉCNICOS
Nome: Apartamento Klabin
Local: São Paulo – SP
Área Edificada: 152 m²
Data do Projeto: Dezembro, 2013
FICHA TÉCNICA
Projeto de Arquitetura: ODVO e mínima
Arquitetos: Omar Dalank, Victor Castro
e Carol Kaphan Zullo
Colaboradores: Fellipe Nascimento, Gabrieli Azevedo, Marcell Alencar e Marilú Olív
Fotografia: Pregnolato e Kusuki estúdio Fotográfico